VI Encontro Nacional de Docentes, Investigadores e Colaboradores
do Ensino Superior
Caminhar juntos no Ensino Superior
Quando
4 de março de 2023 | 10h-17h
Onde
Casa Nossa Senhora das Dores
R. do Anjo de Portugal, s/nº, 2495-401 Fátima
(em frente à Casa Filhas do Coração de Maria)
Direções: aqui
(Inscrições até 2 de março)
Apresentação do Encontro
O Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) dinamiza este ano o seu VI Encontro Nacional de Docentes, Investigadores e Colaboradores do Ensino Superior, um evento que ocorre de dois em dois anos e que na sua última edição, em 2021, fruto do contexto pandémico, realizou-se em formato online, tendo contado com mais de três centenas de inscrições de professores e investigadores, que refletiram sobre o “Diálogos e Valores no Ensino Superior: à luz da Fratelli Tutti”.
Na edição deste ano, os docentes, investigadores e colaboradores do Ensino Superior são convidados a refletir sobre o tema “Caminhar juntos no Ensino Superior”.
A origem histórica da universidade está intimamente ligada à Igreja Medieval.
Na atualidade, professores, investigadores, colaboradores e estudantes cristãos são chamados a percorrer juntos um caminho onde a transmissão do saber, a criação de linguagem e cultura, o acolhimento e a humanização das estruturas ajudam a criar um futuro com esperança.
Como responder a esta vocação, com alegria e pela via da fraternidade humana?
Oradores
João Manuel Duque
Doutor em Teologia Fundamental pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, Frankfurt, com uma tese sobre Gadamer. É pró-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), presidente do Centro Regional de Braga da mesma instituição e professor catedrático da sua Faculdade de Teologia. Publicou, entre outras obras, Homo Credens: para uma teologia da fé (2002) e Cultura Contemporânea e Cristianismo (2004). Em 2021 recebeu o Prémio Árvore da Vida/Padre Manuel Antunes.
Miguel Tamen
Professor catedrático de Teoria da Literatura na Universidade de Lisboa e diretor da sua Faculdade de Letras. Foi professor visitante na University of Chicago e senior fellow no Stanford Humanities Center e no National Humanities Center. Escreveu nove livros, entre os quais Friends of Interpretable Objects (2001) e Artigos Portugueses (2002).
Em 2020, editou O Cânone (Tinta-da-china, com António M. Feijó e João R. Figueiredo).
Cristina Delerue-Matos
Licenciada em Química pela Universidade do Porto, doutorada e com Agregação em Química pela Universidade do Minho. É Professora Coordenadora Principal do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) do Politécnico do Porto. Atualmente é vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto para a área da investigação. Coordena o grupo de investigação Grupo de Reação e Análises Químicas do ISEP e o Grupo de Química Ambiental do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) da REQUIMTE-Rede de Química e Tecnologia.
Carmo Themudo Amaral
Licenciada em Gestão, em 1985, fez uma Pós-Graduação em Gestão de Eventos, em 2003. Atualmente é responsável pelo UDIP (Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa) na Universidade Católica Portuguesa do Porto e que tem por objetivo pôr em prática a missão da UCP, formando a comunidade académica em diversas dimensões, nomeadamente solidária, espiritual, cultural e social.
Clara Almeida Santos
Professora auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Ciências da Comunicação, mestre em Comunicação e Jornalismo e licenciada em Jornalismo. Exerceu funções como vice-reitora com os pelouros da Cultura, Comunicação, Património e Antigos Estudantes na Universidade de Coimbra (UC) entre 2011 e 2018.
Fundou a UCV - Televisão web da Universidade de Coimbra - em novembro de 2010 e foi editora e diretora adjunta da revista Rua Larga. Trabalhou como jornalista no Canal de Notícias de Lisboa e na SIC, onde exerceu funções fundamentalmente na SIC Online. Tendo participado em diversos projetos europeus relacionados com o diálogo intercultural e com os media, foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da campanha “Speak Out Against Discrimination”.
Bruno Nobre
Professor auxiliar convidado da FFCS da UCP e diretor adjunto da mesma instituição. Licenciado em Engenharia Física Tecnológica (2000) e Doutorado em Física (2005), com uma tese na área de Física de Partículas, pelo Instituto Superior Técnico. Licenciado em Filosofia (2010) pela FFCS da UCP. Concluiu o Mestrado em Teologia (1º ciclo canónico, 2015) e o Mestrado em Teologia Sistemática (2016) no Boston College, USA. Fez um pós-doutoramento de um ano (2016/2017) em Filosofia da Ciência na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
É membro da Companhia de Jesus desde 2005 e membro do Cluster de Religião e Ciência do Projeto de Investigação Higher Education for Social Transformation, das Universidades e Faculdades da Companhia de Jesus na Europa. Os seus interesses de investigação incluem: filosofia da natureza, em particular questões relacionadas com causalidade, poderes causais, emergência e complexidade e filosofia da física; ética, em particular ética das virtudes; a relação entre fé e ciência.