Encontro de coordenadores e colaboradores da Pastoral do Ensino Superior
No passado dia 18 de maio de 2015 realizou-se um encontro direcionado para coordenadores e colaboradores das pastorais universitárias a laborar em Portugal. Com a iniciativa, o Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior ansiava por contribuir para uma reflexão alargada acerca do enquadramento teórico e/ou prático sob o qual devem estar alicerçadas as linhas mestras para a evangelização nas universidades.
Do evento, decorrido na Casa de N. S. das Dores em Fátima, surgiu uma ponderação crítica e sistemática, com o fim último de atender às necessidades espirituais e culturais que as academias exigem das pastorais do ensino superior.
Com efeito, ficou clara a necessidade de oferecer, nos nossos dias, uma resposta audaz, indo de encontro às necessidades e expetativas do jovem universitário e, assim, contribuir para uma integração correcta de cada momento concreto do percurso pessoal e académico.
De igual modo, o encontro ficou marcado pela partilha de critérios, directrizes e experiências por forma a redesenhar uma linha programática de maior cooperação entre as diversas pastorais universitárias. Tal intento seria fulcral para uma avaliação autêntica a todo o percurso já desenvolvido.
Para o pensamento em muito contribuíram os aportamentos disseminados pelo orador convidado, o salesiano e Doutor Mário Olmos. Com um amplo conhecimento da realidade em causa, propôs referências e orientações novas para o trabalho levado a cabo pelas pastorais do ensino superior.
Em suma, o encontro foi um tempo oportuno para repensar modelos e técnicas de propostas pastorais no mundo académico. Na verdade, o estudo das matérias envolvidas transportou os agentes da pastoral universitária para uma compreensão abarcante aos requisitos que se exigem de uma ação consentânea às preocupações e problemas que surgem neste ambiente. Desse modo, foram esboçados traços e processos formativos distintos e de grande valor para a missão evangelizadora nas universidades.